Beijing, 17 mar (Xinhua) — A China apoia a vacinação precoce contra COVID-19 para as forças de paz da ONU e trabalhará com o Secretariado da ONU para disponibilizar vacinas doadas pela China aos pacificadores da ONU o mais rápido possível, disse um porta-voz do Ministério das Relações Exteriores da China nesta terça-feira.
As observações do porta-voz Zhao Lijian vieram depois que o representante permanente da China nas Nações Unidas, Zhang Jun, notificou na segunda-feira o secretário-geral da ONU, António Guterres, da intenção da China de doar 300 mil doses de vacinas contra COVID-19 aos pacificadores da ONU, com prioridade dada à área de missão africana.
Esta é uma medida concreta para cumprir a promessa da China de tornar as vacinas bens públicos globais, disse Zhao, acrescentando que demonstrou plenamente o apoio da China à ONU e ao multilateralismo, bem como sua preocupação com a saúde e a segurança dos pacificadores.
Como um dos defensores da questão da segurança sob a iniciativa “Ação para Manutenção da Paz”, do secretário-geral da ONU, a China atribui grande importância à segurança dos pacificadores e apoia a vacinação precoce contra COVID-19 para os pacificadores da ONU para proteger sua saúde e ajudá-los a desempenhar melhor suas funções, disse.
“A China trabalhará em estreita colaboração com o Secretariado da ONU para disponibilizar vacinas doadas pela China aos pacificadores da ONU o mais rápido possível”, disse Zhao.