Xinhua – Diario de Pernambuco

A maior agência de notícias da China e um dos principais canais para conhecer o país

China intensifica desenvolvimento e utilização de energia renovável

Beijing, 30 mar (Xinhua) — A China vem fazendo avanços na exploração e no uso de fontes de energia renováveis em meio aos esforços para reduzir as emissões de carbono e promover o desenvolvimento ecológico, disse na terça-feira a Administração Nacional de Energia.

A capacidade instalada de geração de energia renovável do país totalizava 930 milhões de quilowatts no fim de 2020, representando 42,4% do total do país, disse Zhang Jianhua, chefe da administração, em uma entrevista coletiva.

No mundo, o país tem a maior capacidade instalada de geração de energia hidrelétrica há 16 anos seguidos, de eólica há 11 anos seguidos e de fotovoltaica há seis anos seguidos, disse Zhang.

No ano passado, o uso de energia renovável na China chegou a 680 milhões de toneladas equivalentes de carvão padrão, gerando a mesma energia que quase 1 bilhão de toneladas de carvão. Isso ajudou a reduzir as emissões de dióxido de carbono, dióxido de enxofre e óxido de nitrogênio em 1,79 bilhão de toneladas, 864 mil toneladas e 798 mil toneladas, respectivamente.

A energia gerada por fontes de energia renovável atingiu 2,2 trilhões de quilowatts-hora na China no ano passado, respondendo por 29,5% do consumo total de eletricidade do país, um aumento de 9,5 pontos percentuais em relação a 2012, segundo Zhang.

Zhang também observou que a administração tomará outras medidas para impulsionar o desenvolvimento de energia renovável em grande escala, de alta qualidade e orientada para o mercado e construir ativamente um sistema de energia com nova energia como pilar.

Mais esforços serão feitos para acelerar a geração de energia eólica e solar, aumentar a geração de energia hidrelétrica de acordo com as condições locais e promover ativamente e ordenadamente a geração de energia nuclear enquanto garantir a segurança, de acordo com Zhang.

Ao mesmo tempo, serão adotados padrões mais rígidos de consumo de energia para apoiar e promover o uso de energia não fóssil e mudar o uso de energia nos setores e áreas chave, como indústria, construção e transporte, disse ele.

Agência Xinhua

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Voltar ao topo