Ícone do site Xinhua – Diario de Pernambuco

China fortalecerá a proteção e restauração de pastos

Foto tirada em 22 de agosto de 2020 mostra o cenário de pastagens na sub-região autônoma tibetana de Yushu, na Província de Qinghai, no noroeste da China. (Xinhua/Li Linhai)

Beijing, 30 mar (Xinhua) — O Conselho de Estado, gabinete da China, emitiu diretrizes sobre o fortalecimento da proteção e restauração de pastagens em seu mais recente esforço para impulsionar o desenvolvimento verde.

Até 2025, o sistema de proteção e restauração de pastagens deve ser basicamente estabelecido, com a tendência de degradação das pastagens fundamentalmente restringida e a cobertura de vegetação de pastagens do país estabilizada em cerca de 57%, apontam as diretrizes.

O sistema verá melhorias adicionais até 2035, com pastagens degradadas passando por uma restauração eficaz e a cobertura integral de vegetação chegando a cerca de 60%.

Até meados do século, as pastagens degradadas devem ter sido restauradas de forma abrangente, e um ciclo virtuoso do ecossistema de pastagens, colocado em prática, para formar um novo padrão de convivência harmoniosa entre os seres humanos e a natureza.

As diretrizes detalham 16 tarefas e medidas, incluindo a criação de um sistema de crescimento de pastagens e o aumento do apoio em políticas, para alcançar os objetivos de restauração.

A China avançou com seus esforços de reflorestamento em 2020. O país melhorou a ecologia de 2,83 milhões de hectares de pastagens e realizou trabalhos de prevenção e controle da desertificação em mais de 2,09 milhões de hectares de terra no ano passado, mostraram dados oficiais.

Sair da versão mobile