Ícone do site Xinhua – Diario de Pernambuco

Telescópio chinês FAST será oficialmente aberto a astrônomos globais

Foto aérea tirada em 28 de março de 2021 mostra o Radiotelescópio Esférico de Abertura de Quinhentos Metros (FAST) em manutenção na Província de Guizhou, no sudoeste da China. (Xinhua/Ou Dongqu)

Beijing, 30 mar (Xinhua) — O Radiotelescópio Esférico de Abertura de Quinhentos Metros (FAST, na sigla em inglês), considerado o mais sensível radiotelescópio do mundo, será oficialmente aberto ao mundo a partir desta quarta-feira.

Astrônomos em todo o mundo podem visitar http://fast.bao.ac.cn/proposal_submit para enviar suas solicitações para observações, anunciaram os Observatórios Astronômicos Nacionais da Academia Chinesa de Ciências em um comunicado.

Todas as solicitações estrangeiras serão avaliadas e os resultados serão anunciados em 20 de julho. As observações de usuários internacionais começarão em agosto.

O comunicado observa que o FAST fornecerá suas instalações de pesquisa ao mundo com uma atitude mais aberta, oferecendo mais opções de observação para a comunidade astronômica internacional.

O projeto contribuirá com a sabedoria chinesa para a construção de uma comunidade com um futuro compartilhado para a humanidade, e se esforçará para promover o desenvolvimento internacional em ciência e tecnologia e o progresso da civilização humana, diz o texto.

Desde que começou a operar, o FAST tem prestado serviços estáveis e confiáveis. Descobriu 300 pulsares e fez avanços em campos como explosões rápidas de rádio, um tipo de poderosa onda de rádio no céu.

Sair da versão mobile