Ícone do site Xinhua – Diario de Pernambuco

Egito descobre interior de tumba antiga em necrópole de Saqqara, próximo das pirâmides de Gizé

Foto sem data mostrando desenhos nas paredes de uma tumba antiga na necrópole de Saqqara, ao sul do Cairo, Egito. Uma missão arqueológica da Universidade do Cairo revelou o interior de uma tumba na necrópole de Saqqara perto das três pirâmides de Gizé, ao sul da capital Cairo, afirmou o Ministério de Turismo e Antiguidades egípcio em um comunicado no sábado. (Ministério de Turismo e Antiguidades/Divulgação via Xinhua)

Cairo – Uma missão arqueológica da Universidade do Cairo revelou o interior de uma tumba na necrópole de Saqqara perto das três Pirâmides de Gizé, ao sul da capital Cairo, afirmou o Ministério de Turismo e Antiguidades em um comunicado no sábado.

A tumba pertencia a Ptahemwia (Ptah Em-Wia), um oficial que serviu sob o rei Ramsés II na 19ª Dinastia por volta de 3.300 anos atrás, de acordo com o comunicado.

“A importância da descoberta desta tumba deve-se aos cargos de seu dono, que era escriba real, chefe da tesouraria, supervisor chefe do gado e também encarregado das oferendas divinas no templo de Ramsés II (Ramesseum) em Tebas (no Alto Egito)”, disse Mostafa Waziri, secretário-geral do Conselho Supremo de Antiguidades.

As escavações da Faculdade de Arqueologia da Universidade do Cairo na necrópole de Saqqara começaram na década de 1970 e a verdadeira busca por tumbas reais começou na década de 1980, o que levou à descoberta de várias tumbas do período Ramesside, de acordo com Ahmed Ragab, reitor da faculdade.

Mas a missão atual, liderada pelo professor de arqueologia Ola el-Aguizy, está trabalhando no local desde 2005 e recentemente revelou a entrada e o interior da tumba de Ptahemwia.

“Foi descoberto do túmulo sua entrada construída em pedra esculpida com relevos mostrando o dono da tumba. A entrada leva a um corredor cujas paredes têm desenhos pintados e coloridos sobre uma camada de gesso”, disse el-Aguizy, chefe da missão.

Ela acrescentou que a missão desenterrou blocos de pedra com inscrições e várias colunas osirianas, algumas em pé no lugar e outras enterradas pela areia. 

Sair da versão mobile