Ícone do site Xinhua – Diario de Pernambuco

Foguete transportador chega a local de lançamento para enviar ao espaço satélite chinês Queqiao-2

(240222) -- HAINAN, Feb. 22, 2024 (Xinhua) -- This photo provided by China National Space Administration (CNSA) on Feb. 22, 2024 shows the Long March-8 Y3 carrier rocket, packed in a container, arriving at Wenchang Space Launch Center in south China's Hainan Province. TO GO WITH "Carrier rocket for China's Queqiao-2 arrives at launch site" (CNSA/Handout via Xinhua)

Beijing – O foguete transportador para o satélite de retransmissão chinês Queqiao-2 chegou ao Campo de Lançamento Espacial de Wenchang, na Província de Hainan, no sul da China, informou a Administração Espacial Nacional da China (CNSA) nesta quinta-feira.

   O foguete Longa Marcha-8 Y3 passará por montagem e testes no local de lançamento, acrescentou a CNSA.

   Como um foguete transportador de nova geração, o Longa Marcha-8 usa propelente líquido ecológico. O foguete realizou seu voo inaugural em 2020, preenchendo a lacuna na capacidade de lançamento da China de enviar cargas úteis de 3 a 5 toneladas para a órbita síncrona ao Sol.

   De acordo com a CNSA, o Queqiao-2, que foi transportado para o mesmo local de lançamento no início deste mês, está programado para ser lançado no primeiro semestre de 2024.

   No momento, as instalações no campo de lançamento estão em boas condições e os trabalhos preparatórios estão em andamento conforme planejado, informou a agência.

   O Queqiao-2, ou Ponte de Pegas-2, servirá como uma plataforma de retransmissão para a quarta fase do programa de exploração lunar da China, fornecendo serviços de comunicações para as missões Chang’e-4, Chang’e-6, Chang’e-7 e Chang’e-8.

Sair da versão mobile