Xinhua – Diario de Pernambuco

A maior agência de notícias da China e um dos principais canais para conhecer o país

Banco central da China intensifica apoio para pequenas e médias empresas

Beijing – O banco central da China introduziu uma série de medidas com objetivo de ajudar as pequenas e médias empresas (PMEs) a enfrentar as incertezas externas e estabilizar suas operações, de acordo com um funcionário do instituto de pesquisa do banco central.

“A política monetária moderadamente flexível adotada pelo Banco Popular da China (PBOC, sigla em inglês) ajuda a expandir o financiamento disponível para a economia real, reduzir os custos de financiamento para as empresas, especialmente as PMEs, e aumentar sua estabilidade operacional”, disse Ding Zhijie, chefe do Instituto de Pesquisa do PBOC, no último episódio da Mesa Redonda Econômica da China, um programa de entrevistas multimídia apresentado pela Agência de Notícias Xinhua.

Ding disse que o PBOC tomou medidas para fortalecer as empresas de menor escala com apoio de crédito mais forte, aliviando seus encargos com juros.

Até o final de abril, os empréstimos inclusivos pendentes emitidos para micro e pequenas empresas atingiram 34,3 trilhões de yuans (US$ 4,77 trilhões), um aumento anual de 11,9%, superando o crescimento do crédito geral.

O custo do financiamento para as empresas também diminuiu. Em abril, a taxa de juros média ponderada para empréstimos corporativos recém-emitidos ficou em 3,2%, uma queda de 50 pontos-base em relação ao ano anterior.

Em uma medida adicional, o PBOC decidiu adicionar 300 bilhões de yuans à sua cota de realocação de empréstimos, com o objetivo de apoiar o setor agrícola e as pequenas empresas.

Ding também enfatizou o papel do empréstimo garantido para empreendedorismo, uma ferramenta política introduzida em 2016 para estimular a criação de empregos e o empreendedorismo. Ele disse que o banco central continuará incentivando os bancos em todos os níveis a implementar a política de forma mais eficaz para expandir a assistência financeira na estabilização do emprego. 

Agência Xinhua

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Voltar ao topo