Sófia – Os bazares culturais do Festival Asiático na Bulgária sempre atraíram Theodora e sua família. Theodora, moradora local, disse que sua família gosta da cultura asiática e compareceu a todas as edições do festival até o momento.
Na edição deste ano, Theodora, segurando um prato de comida asiática perto das barracas ao meio-dia, disse à Xinhua que começou sua visita com um prato favorito da região.
Ela disse que o evento foi “ótimo” e acrescentou que oferece “uma oportunidade para intercâmbios culturais, uma chance para as pessoas se familiarizarem com tradições diferentes das nossas”.
A quinta edição, realizada sob o tema “União na Diversidade”, aconteceu no sábado em South Park, um dos locais mais bonitos e vibrantes da capital búlgara. Contou com a participação de 10 países asiáticos, com a China liderando a celebração deste ano.

Vice-presidente búlgara, Iliana Iotova (frente), discursa na cerimônia de abertura do Festival Asiático em Sófia, Bulgária, no dia 14 de junho de 2025. (Xinhua/Lin Hao)
O evento contou com apresentações de palco, incluindo música, dança e artes marciais, além de exposições, minioficinas, jogos e uma variedade de culinárias dos países participantes.
A vice-presidente búlgara, Iliana Iotova, afirmou na cerimônia de abertura que o festival virou “um símbolo de amizade e desenvolvimento” e agora é parte importante do calendário cultural de Sófia.
Wang Min, encarregado de negócios da Embaixada da China na Bulgária, descreveu o festival não apenas como um evento cultural, mas também como uma comemoração que une pessoas.
Ivan Vasilev, vice-prefeito de Sófia, afirmou: “Cada edição do festival enriquece a vida cultural de Sófia e abre uma janela para o mundo diverso da Ásia”.
O evento atraiu muito público. Xu Miaomiao, uma mulher de 44 anos que mora na Bulgária há 27 anos e preparou iguarias tradicionais chinesas durante o festival, disse à Xinhua que espera familiarizar a população local com a cultura chinesa.
Ela afirmou que muitos búlgaros apreciam a cultura e a culinária chinesas.

Mulher em trajes chineses segura espada chinesa ao posar para foto no Festival Asiático em Sófia, Bulgária, no dia 14 de junho de 2025. (Xinhua/Lin Hao)
Vyara, uma jovem mãe com dois filhos, disse que compareceu ao festival por sua paixão por diferentes culturas, especialmente as asiáticas. “O festival é muito interessante e diverso, então é uma ótima ideia”, disse ela.
Angel Orbetsov, ex-embaixador búlgaro na China, disse que o festival apresentou uma rica variedade de eventos que exibiram a cultura asiática de uma forma atraente e diversa. “Este evento sempre foi colorido e espero que a tradição continue”, acrescentou ele.
O festival, que começou em 2017, foi organizado com o apoio da Prefeitura de Sófia e dos Ministérios do Turismo e das Relações Exteriores da Bulgária.