Xinhua – Diario de Pernambuco

A maior agência de notícias da China e um dos principais canais para conhecer o país

China doa vacinas contra COVID-19 à Palestina

Ramala, 29 mar (Xinhua) — A China entregou nesta segunda-feira uma doação de vacinas da Sinopharm contra a COVID-19 à Palestina para apoiar sua luta nacional contra a pandemia.

Este é “o movimento mais recente (da China) para implementar o consenso importante alcançado entre os dois chefes de Estado e o compromisso solene do presidente chinês Xi Jinping de fornecer vacinas contra a COVID-19 como um bem público global”, disse Guo Wei, chefe do Escritório da República Popular da China no Estado da Palestina, durante a cerimônia de entrega.

A China tem ajudado a Palestina na luta contra o coronavírus desde o surto da doença em março do ano passado. O país doou vários lotes de suprimentos médicos para a Palestina em 2020, e uma equipe chinesa de especialistas médicos foi enviada em junho passado para apoiar sua luta contra a pandemia.

Em 21 de março, a Palestina lançou uma campanha de vacinação em massa contra a COVID-19 em uma tentativa de conter a disseminação do vírus pela Cisjordânia e Faixa de Gaza.

A rápida chegada das vacinas chinesas para ajudar na campanha palestina demonstra a amizade sincera do povo chinês para com os palestinos, escrevendo um novo capítulo de sua luta conjunta contra a pandemia, apontou Guo.

“Este ano marca o 100º aniversário da fundação do Partido Comunista da China (PCC) e o 33º aniversário do estabelecimento de relações diplomáticas entre a China e a Palestina. Neste ano especial, a China está pronta para trabalhar com a Palestina para enfrentar os desafios, construir uma comunidade com um futuro compartilhado para a humanidade e injetar novos conteúdos na relação amigável sino-palestina”, concluiu.

Enquanto isso, a ministra palestina da Saúde, Mai al-Kaila, agradeceu ao governo e ao povo chinês por contribuir para a campanha de vacinação da Palestina, observando que o lote da China é a maior doação única de vacinas contra a COVID-19 que a Palestina recebeu até agora.

“A Palestina aprecia muito o compromisso da China em fornecer vacinas contra o coronavírus como um bem público global e sua assistência abnegada à Palestina e outros países em desenvolvimento com uma atitude responsável e medidas concretas”, disse ela.

A Palestina já aprovou a vacina da Sinopharm chinesa para uso emergencial, de acordo com o Ministério da Saúde.

Na segunda-feira, o país registrou 1.786 novos casos de COVID-19, 18 mortes e 1.181 recuperações nas últimas 24 horas. Ao todo, 266.720 infecções foram registradas na Palestina até agora.

Chefe do Escritório da República Popular da China no Estado da Palestina, Guo Wei, fala à imprensa após assinar certificado de transferência com a ministra palestina da Saúde, Mai al-Kaila, no prédio do Ministério na cidade de Ramala, Cisjordânia, em 29 de março de 2021. (Foto: Ayman Nobani/Xinhua)
Guo Wei (E) e a ministra da Saúde Mai al-Kaila inspecionaram carregamento da vacina Sinopharm em frente ao prédio do Ministério da Saúde da Palestina na cidade de Ramala, Cisjordânia, em 29 de março de 2021. (Foto: Ayman Nobani/Xinhua)
Ministra da Saúde da Palestina, Mai al-Kaila, assina certificados de transferência das vacinas da Sinopharm contra COVID-19 doadas pela China, no prédio do Ministério da Saúde da Palestina, na cidade de Ramala, Cisjordânia, em 29 de março de 2021. (Foto: Ayman Nobani/Xinhua )

Agência Xinhua

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Voltar ao topo