Xinhua – Diario de Pernambuco

A maior agência de notícias da China e um dos principais canais para conhecer o país

Inflação ao consumidor cai 0,2% em fevereiro na China

Beijing, 10 mar (Xinhua) — O índice de preços ao consumidor (IPC) da China, principal indicador da inflação, caiu 0,2% ano a ano em fevereiro devido a uma maior base de comparação no ano passado, mostraram os dados do Departamento Nacional de Estatísticas divulgados nesta quarta-feira.

Os preços dos alimentos caíram 0,2% ano a ano, arrastando para baixo a inflação ao consumidor em 0,05 ponto percentual, de acordo com os dados.

O declínio foi em grande parte impulsionado pelo efeito colateral, uma vez que o surto da COVID-19 elevou os preços dos bens de consumo em fevereiro do ano passado e resultou em uma base mais alta.

O efeito colateral fez com que a inflação do IPC caísse 1,8 ponto percentual, enquanto novos aumentos de preços elevou o crescimento em 1,6 ponto percentual, mostraram os dados do órgão.

Mensalmente, o IPC ganhou 0,6%, com os preços dos alimentos subindo 1,6% devido a crescente demanda e a maior custo logístico durante a Festa da Primavera, que caiu em fevereiro deste ano, observou Dong Lijuan, estatística sênior do Departamento.

Os dados de quarta-feira também mostraram que os preços ao produtor da China, que medem os custos de mercadorias na porta da fábrica, subiram 1,7% ano a ano em fevereiro.

Agência Xinhua

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Voltar ao topo