Xinhua – Diario de Pernambuco

A maior agência de notícias da China e um dos principais canais para conhecer o país

China mantém política de tolerância zero com lavagem de dinheiro em 2020

Beijing, 22 mar (Xinhua) — A China manteve sua política de tolerância zero para crimes de lavagem de dinheiro em 2020, com 221 suspeitos presos e 707 pessoas processadas por esses crimes, de acordo com a Suprema Procuradoria Popular (SPP).

O número de prisões e processos que ocorreram em 2020 foi significativamente maior do que em 2019, com aumentos de 106,5% e 368,2%, respectivamente .

Também em 2020, o banco central da China inspecionou 614 instituições financeiras e prestadores de serviços de pagamento para avaliar seu trabalho de combate à lavagem de dinheiro. Multas que totalizam 526 milhões de yuans (US$ 80,8 milhões) foram entregues a 537 instituições desse tipo, de acordo com o banco central na sexta-feira.

Em uma tentativa de promover a repressão aos crimes de lavagem de dinheiro, a SPP está atualmente trabalhando com o Supremo Tribunal Popular para estudar a aplicação de leis e regulamentos relevantes, e alterar suas interpretações judiciais, disse a SPP.

Esses esforços vieram depois que a Emenda XI foi adotada no Direito Penal e entrou em vigor em 1º de março. A emenda acrescentou “autolavagem” ao âmbito dos crimes de lavagem de dinheiro.

Agência Xinhua

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Voltar ao topo