Xinhua – Diario de Pernambuco

A maior agência de notícias da China e um dos principais canais para conhecer o país

Aliança Cinco Olhos não pode representar comunidade internacional, afirma porta-voz chinesa

Beijing, 25 mar (Xinhua) — A China é aberta e honesta e está comprometida com o desenvolvimento das relações amistosas e cooperativas com todos os países de acordo com os Cinco Princípios de Coexistência Pacífica, afirmou nesta quarta-feira Hua Chunying, porta-voz da chancelaria chinesa.

“Olhe o mapa mundial e você saberá que a China tem amigos em todo o mundo”, disse Hua em uma coletiva de imprensa. 

A Organização das Nações Unidas tem mais de 190 países membros, e algumas alianças como Cinco Olhos não podem representar a comunidade internacional, ponderou Hua.

Ela fez os comentários depois que a Austrália e a Nova Zelândia elogiaram na terça-feira a ação conjunta realizada pelos Estados Unidos, Canadá, Reino Unido e União Europeia para impor sanções sobre indivíduos e entidades chinesas sob o pretexto das chamadas questões de direitos humanos em Xinjiang.

Hua indicou que os EUA e os outros países que formam a aliança Cinco Olhos coordenaram e se comportaram como se fossem iniciar uma briga grupal. “Seus atos são remanescentes das Forças Aliadas das Oito Nações”.

“Estes países se equivocaram claramente sobre os tempos. Eles entraram na segunda década do século XXI, mas sua percepção sobre a China está ainda no período final da Dinastia Qing no fim do século XIX”, comentou Hua.

“Claramente, não conhecem a China nem o mundo. A China de hoje não é o que era há 120 anos”, acrescentou.

Agência Xinhua

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Voltar ao topo