Xinhua – Diario de Pernambuco

A maior agência de notícias da China e um dos principais canais para conhecer o país

Sonda chinesa Chang’e-4 retoma trabalho pelo 29º dia lunar

Beijing, 7 abr (Xinhua) — O módulo de pouso e o veículo explorador da sonda chinesa Chang’e-4 começaram seu 29º dia lunar de trabalho no lado oculto da Lua.

O módulo de pouso despertou às 21h43 desta terça-feira (horário de Beijing) e o veículo explorador Yutu-2, ou Coelho de Jade-2, ativou-se às 3h54 do mesmo dia, de acordo com o Centro de Exploração Lunar e Programa Espacial da Administração Espacial Nacional da China.

A sonda entrou no modo dormente durante a noite lunar devido à falta de energia solar, sobrevivendo a cerca de 825 dias terrestres na Lua. Um dia lunar equivale a 14 dias na Terra e uma noite lunar tem a mesma duração.

O veículo explorador Yutu-2 localiza-se atualmente a cerca de 682,8 metros a noroeste do ponto de pouso. A distância linear entre o rover e o local de pouso é de cerca de 455 metros.

Durante o 29º dia lunar, o Yutu-2 continuará a se mover para noroeste em direção à área de distribuição de basalto localizada a cerca de 1,2 km de distância do veículo.

Os equipamentos a bordo do veículo, incluindo uma câmera panorâmica, um espectrômetro de imagem infravermelha, um detector de átomo neutro e um radar lunar, continuarão a realizar explorações científicas.

A sonda Chang’e-4, lançada em 8 de dezembro de 2018, realizou o primeiro pouso suave da história na Cratera Von Karman da Bacia do Polo Sul-Aitken, no lado oculto da Lua, em 3 de janeiro de 2019.

Agência Xinhua

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Voltar ao topo