Xinhua – Diario de Pernambuco

A maior agência de notícias da China e um dos principais canais para conhecer o país

Blinken admite que algumas ações dos EUA prejudicam a ordem internacional

Um homem anda de bicicleta no National Mall em Washington D.C., Estados Unidos, em 6 de maio de 2021. (Ting Shen/Xinhua)

Washington, 8 mai (China) — O secretário de Estado dos Estados Unidos, Antony Blinken, disse na sexta-feira que algumas ações dos Estados Unidos nos últimos anos prejudicaram a ordem mundial baseada em regras.

“Eu sei que algumas de nossas ações nos últimos anos prejudicaram a ordem baseada em regras e conduziram outros a questionar se nós estamos ainda comprometidos com ela”, Blinken fez as observações no Debate Aberto do Conselho de Segurança das Nações Unidas sobre Multilateralismo.

Durante a administração do ex-presidente Donald Trump, os Estados Unidos anunciaram sua saída de alguns acordos internacionais, como sua retirada do acordo nuclear iraniano, um acordo histórico fechado em 2015 entre o Irã e seis principais países.

Os Estados Unidos decidiram deixar o Acordo de Paris em junho de 2017, e formalmente retiraram-se do acordo contra a mudança climática em 4 de novembro de 2020, tornando-se a única nação entre os quase 200 signatários a fazê-lo.

Agência Xinhua

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Voltar ao topo