Ícone do site Xinhua – Diario de Pernambuco

Shenzhou-12 se separa do módulo central da estação espacial

A imagem da tela capturada no Centro de Controle Aeroespacial de Beijing, capital da China, em 17 de junho de 2021 mostra três astronautas chineses a bordo da nave espacial Shenzhou-12 saudando após entrar no módulo central da estação espacial Tianhe. (Xinhua/Jin Liwang)

Beijing, 16 set – A nave espacial Shenzhou-12, que transporta os astronautas chineses Nie Haisheng, Liu Boming e Tang Hongbo, separou-se do módulo central da estação espacial Tianhe às 08h56 desta quinta-feira (horário de Beijing).

Os três astronautas viveram e trabalharam na Tianhe por 90 dias, a estadia mais longa de astronautas chineses no espaço, de acordo com a Agência Espacial Tripulada da China (CMSA, em inglês).

Antes da separação, os astronautas haviam concluído vários trabalhos, como definir o status da combinação do módulo central e da nave de carga Tianzhou-2, classificar e baixar dados de experimentos e limpar e transferir suprimentos mantidos em órbita, com o apoio da equipe de ciência e tecnologia no solo, disse a CMSA.

Os três astronautas chineses foram enviados ao espaço a bordo da nave espacial Shenzhou-12 e entraram em Tianhe em 17 de junho. A tripulação realizou atividades extraveiculares duas vezes nos últimos 90 dias.

Sair da versão mobile