Ícone do site Xinhua – Diario de Pernambuco

China lança sistema de monitoramento de geleiras em tempo real

Foto aérea tirada em 14 de novembro de 2020 mostra uma vista do local cênico da geleira Dagu no distrito de Heishui, sub-região autônoma das etnias tibetana e Qiang de Aba, na Província de Sichuan, sudoeste da China. (Xinhua/Xu Bingjie)

Beijing — Um sistema de monitoramento de geleiras em tempo real foi oficialmente colocado em operação em uma geleira na Montanha Nevada Yulong, na Província de Yunnan, sudoeste da China, anunciou a Academia Chinesa de Ciências (CAS, em inglês).

O sistema, desenvolvido em conjunto pelo Instituto Noroeste de Eco-Meio Ambiente e Recursos da CAS e pelo Centro Antártico Chinês de Levantamento e Mapeamento da Universidade de Wuhan, é composto por módulos que utilizam o Sistema Global de Navegação por Satélites (GNSS, em inglês), diastímetros de laser, câmeras, equipamentos de meteorologia, equipamentos de teste de temperatura do gelo e sismógrafos.

Os dados de observação são transmitidos através da rede 4G e divulgados online. Desde julho de 2021, o sistema obtém informações sobre o derretimento, o acúmulo e a velocidade glaciais, assim como terremotos de gelo, pressão, umidade e temperatura.

O sistema reduz notavelmente a dificuldade e os riscos potenciais do monitoramento artificial de geleiras de alta altitude, e realiza a continuidade e precisão da coleta de dados e a visualização de transmissões de dados.

Os dados de monitoramento do sistema são atualizados a cada cinco minutos.

Sair da versão mobile