Ícone do site Xinhua – Diario de Pernambuco

China promoverá proteção de relíquias culturais através de métodos científicos

Um técnico do Instituto de Pesquisa das Grutas de Yungang faz manutenção de relíquias nas Grutas de Yungang, em Datong, Província de Shanxi, norte da China, em Maio 7, 2021. Listadas como Património Mundial da UNESCO em 2001, as Grutas de Yungang é um local budista de 1,500 anos que contém mais de 51 mil estátuas budistas. (Xinhua/Chai Ting)

Beijing — A China irá aprimorar a aplicação da ciência e tecnologia na proteção de relíquias culturais durante o período do 14º Plano Quinquenal (2021-2025) do país, anunciou o Ministério da Ciência e Tecnologia.

Será lançado um plano sobre proteção e inovação científica e tecnológica para relíquias culturais. A China reforçará continuamente a pesquisa básica e interdisciplinar para aprofundar a compreensão da civilização e das relíquias culturais e melhorar o sistema teórico de proteção do patrimônio cultural, disse Wu Yuanbin, diretor-geral de ciência e tecnologia do ministério para o desenvolvimento social, em uma coletiva de imprensa nesta quarta-feira.

A China alcançará novos avanços em segurança e proteção de relíquias culturais, monitoramento e alerta precoce, descobertas arqueológicas e análise de resíduos, avaliação da estabilidade estrutural, resgate e proteção de relíquias culturais, informou Wu.

“O país tem feito bons progressos e realizações no estudo de relíquias culturais, incluindo análise de isótopos, de elementos vestigiais, resíduos orgânicos e pesquisa de DNA”, acrescentou.

A exibição de relíquias culturais na China será melhorada através de meios científicos e tecnológicos, afirmou Wu.

Sair da versão mobile