Xinhua – Diario de Pernambuco

A maior agência de notícias da China e um dos principais canais para conhecer o país

Empresas estatais administradas pelo governo central da China têm sólido aumento no lucro em 2021

Beijing, 19 jan – As empresas estatais (SOEs, sigla em inglês) administradas pelo governo central da China viram um crescimento sólido nos lucros líquidos em 2021, apesar dos impactos persistentes da pandemia de COVID-19, mostraram os dados oficiais na quarta-feira.

O lucro líquido das SOEs centrais subiu anualmente 29,8%, atingindo 1,8 trilhão de yuans (US$ 282,81 bilhões) no ano passado. Ele mostrou uma taxa de crescimento média de 15,3% entre dois anos, disse a Comissão de Supervisão e Administração de Ativos Estatais (SASAC, sigla em inglês) do Conselho de Estado.

As SOEs centrais arrecadaram 36,3 trilhões de yuans em receitas combinadas em 2021, um aumento anual de 19,5%, disse o porta-voz da SASAC, Peng Huagang, em uma coletiva de imprensa.

Os dados da quarta-feira também mostraram que as SOEs centrais gastaram mais em pesquisa e desenvolvimento (P&D) em 2021 para impulsionar o desenvolvimento movido por inovação, disse a SASAC. Seu insumo de P&D se expandiu 16,1% ano a ano, para 904,59 bilhões de yuans.

A solvência geral das SOEs centrais manteve-se estável. No final de dezembro, a relação média dívida-ativo das SOEs centrais da China chegou a 64,9%. 

Agência Xinhua

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Voltar ao topo