Xinhua – Diario de Pernambuco

A maior agência de notícias da China e um dos principais canais para conhecer o país

Países do BRICS precisam agir com senso de responsabilidade e trazer força positiva, estabilizadora e construtiva ao mundo, diz Xi Jinping

Beijing – Na noite de 23 de junho, o presidente Xi Jinping presidiu a 14ª Cúpula do BRICS em Beijing por videoconferência.

O presidente Xi observou que, no último ano, o mundo enfrentou a contínua disseminação da COVID-19, uma recuperação econômica mundial tortuosa e questões de paz e segurança cada vez mais salientes. Diante das circunstâncias formidáveis e complexas, os países do BRICS adotaram o espírito de abertura, inclusão e cooperação ganha-ganha do BRICS, reforçaram a solidariedade e a coordenação e enfrentaram em conjunto os desafios. O mecanismo do BRICS demonstrou resiliência e vitalidade. A cooperação do BRICS alcançou bons progressos e resultados.

O presidente Xi ressaltou que esta Cúpula é realizada em um momento crítico na formação do curso futuro da humanidade. Os países do BRICS, como importantes mercados emergentes e principais países em desenvolvimento, precisam agir com um senso de responsabilidade para trazer força positiva, estabilizadora e construtiva ao mundo.

O presidente Xi disse que, em primeiro lugar, precisamos falar em favor da equidade e da justiça. Precisamos encorajar a comunidade internacional a praticar um verdadeiro multilateralismo e manter o sistema internacional com a ONU em seu núcleo e a ordem internacional sustentada pelo direito internacional, e exortar o mundo a rejeitar a mentalidade da Guerra Fria e o confronto em bloco, se opor às sanções unilaterais e ao abuso de sanções, e rejeitar os pequenos círculos construídos em torno do hegemonismo, formando uma grande família pertencente a uma comunidade com um futuro compartilhado para a humanidade.

Em segundo lugar, precisamos permanecer firmes em nossa convicção de que derrotaremos a pandemia e agiremos com responsabilidade para proteger nossos povos e suas vidas. Precisamos construir uma linha forte de defesa contra o vírus, melhorar a cooperação internacional de resposta à COVID e defender conjuntamente a vida e a saúde das pessoas.

Em terceiro lugar, precisamos unir forças para a recuperação econômica, intensificar a coordenação de políticas macro, manter as cadeias industriais e de suprimentos seguras e desobstruídas, construir uma economia mundial aberta e evitar grandes riscos e desafios no desenvolvimento global, trabalhar para um crescimento econômico mais inclusivo e resiliente.

Em quarto lugar, precisamos defender o desenvolvimento sustentável e centrado nas pessoas, investir mais no alívio da pobreza, alimentos, educação, saúde, etc., e promover a implementação da Agenda 2030 da ONU para o Desenvolvimento Sustentável, para trazer um desenvolvimento global mais forte, mais verde e saudável.

O presidente Xi disse que aguarda uma discussão profunda e vibrante sob o tema “Promover Parceria de Alta Qualidade, Inaugurar Uma Nova Era para o Desenvolvimento Global” para contribuir conjuntamente com sabedoria e ideias para o desenvolvimento de alta qualidade da cooperação do BRICS.

Agência Xinhua

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Voltar ao topo