Ícone do site Xinhua – Diario de Pernambuco

China lança listas negativas de comércio transfronteiriço de serviços

(231018) -- HAIKOU, Oct. 18, 2023 (Xinhua) -- This photo taken on July 26, 2023 shows passengers selecting duty-free products at Phoenix International Airport in Sanya, south China's Hainan Province. Since introducing relevant policies 12 years ago, south China's island province of Hainan has recorded total offshore duty-free sales of 202.4 billion yuan (about 28.19 billion U.S. dollars), according to local authorities. As of Monday, 37.22 million shoppers had purchased 268 million duty-free products on the island, according to the customs of Haikou, the provincial capital of Hainan. (Xinhua/Yang Guanyu)

Beijing – A China lançou as versões nacional e de zonas piloto de livre comércio das listas negativas para o comércio transfronteiriço de serviços para impulsionar a abertura, anunciou o Ministério do Comércio nesta sexta-feira.

   É a primeira vez que a China formula uma lista negativa para o comércio transfronteiriço de serviços em nível nacional, de acordo com o ministério. A lista de nível nacional é composta por 71 itens.

   A versão da lista negativa para as zonas piloto de livre comércio para o comércio transfronteiriço de serviços contém 68 itens no total e abrange campos como qualificações profissionais de pessoas físicas, serviços profissionais, finanças e cultura, disse o ministério.

   Tais movimentos são considerados as importantes medidas da China para se alinhar às regras econômicas e comerciais internacionais de alto padrão e impulsionar a abertura institucional.

   A China divulgou sua primeira lista negativa no comércio de serviços no Porto de Livre Comércio de Hainan em julho de 2021, especificando que os prestadores de serviços chineses e estrangeiros devem desfrutar de acesso igual em setores que não estão nesta lista, disse o porta-voz do ministério, He Yadong, em uma entrevista coletiva em novembro do ano passado.

Sair da versão mobile