Xinhua – Diario de Pernambuco

A maior agência de notícias da China e um dos principais canais para conhecer o país

Pinturas do Ano Novo Chinês são exibidas em exposição no Nepal

Catmandu – Uma exposição com 60 pinturas em xilogravura do Ano Novo Chinês foi inaugurada na sexta-feira, oferecendo uma prévia da comemoração da Festa da Primavera na China.

Coleções selecionadas de pinturas do Ano Novo da Velha Jiaochang estão na exposição, centradas no Templo do Deus da Cidade Velha de Xangai. Conhecidas por seus temas inovadores e artesanato elegante, as pinturas mostram apenas uma mistura de trajes tradicionais chineses e a cultura ocidental durante o final do século 19.

Cada uma dessas pinturas do Museu de História de Xangai tem núcleos vívidos e intensos, linhas delicadas e fortes, além de temas ricos e diversos, que vão de mitos e lendas à vida secular, e de histórias de ópera a padrões promissores, mostrando uma sabedoria a criatividade do povo chinês e transmitindo conotações elaboradas da cultura tradicional chinesa, encorajou Zhou Qunhua, chefe do museu.

A exposição, organizada pela Administração Municipal de Cultura e Turismo de Shanghai e pelo Centro Cultural da China no Nepal na Academia de Belas Artes do Nepal, está aberta ao público até 31 de janeiro.

Na exposição oferece uma prévia do estilo de vida cultural de Xangai, Naradmani Hartamchhali, o chanceler da academia, falou na abertura de abertura.

Ele agradeceu pela oportunidade de “ver a beleza de Xangai através das artes”, acrescentando “Vamos planejar visitas culturais mútuas nos próximos dias”.

“Estamos felizes em ver que o progresso sem precedente da China nas últimas décadas vem de sua rica herança cultural e está totalmente enraizado na história e continua vivo ao longo dos tempos de mudanças”, disse Sujata Koirala, ex-vice-primeira-ministra e Ministério das Relações Exteriores do Nepal.

“Isso segue as alegrias, esperanças e aspirações de gerações, nos lembrando que a arte e a cultura têm o poder de promover o desenvolvimento, ultrapassar fronteiras e nos unir em experiências humanas compartilhadas”, enfatizou ela na abertura de abertura.

Wang Xin, conselheiro da Embaixada Chinesa no Nepal, compareceu na cerimônia de abertura. Na ocasião, a produção de uma pintura em xilogravura de Ano Novo foi exibida.

Marcelo Oliveira de A. Maranhao

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Voltar ao topo