Zagreb – Cada vez mais pessoas na Croácia e em outros países europeus estão aproveitando a cultura da Festa da Primavera, disse à Xinhua em entrevista recente, Kresimir Jurak, acadêmico croata.
A Festa da Primavera, que marca o início do Ano Novo Lunar, foi inscrita na Lista Representativa do Patrimônio Cultural Imaterial da Humanidade da UNESCO em dezembro de 2024.
A adição da UNESCO mostrou a vitalidade e a importância da cultura tradicional da Festa da Primavera Chinesa, disse Jurak, diretor do Instituto Confúcio da Universidade de Zagreb.
De acordo com o calendário lunar chinês, a Festa da Primavera deste ano cai em 29 de janeiro, iniciando o Ano da Serpente.

“Acho que a parte mais importante é mostrar que a Festa da Primavera Chinesa tem o nível de evento que a UNESCO considera cultural, histórico e importante o suficiente para colocá-la em uma lista tão importante”, disse ele.
A cultura da Festa da Primavera, com uma história de cerca de 4.000 anos, conectou diferentes civilizações e pessoas no mundo, observou Jurak, apontando que o evento é feriado em quase 20 países e é comemorado de várias formas por cerca de um quinto da humanidade.

“É interessante, colorido e com muita tradição, tem muitas pessoas apoiando dessa forma”, disse ele, observando que em muitos países europeus, incluindo a Croácia, cada vez mais pessoas estão gostando dessa cultura.