Por Gou Hongjing e Zheng Yu
Bishkek – O presidente do Quirguistão, Sadyr Japarov, disse que o Quirguistão dá muita importância à parceria estratégica abrangente para uma nova era com a China, e os dois países efetivamente aumentaram a confiança mútua e os benefícios com base em relações amigáveis e cooperação produtiva.
A convite do presidente chinês Xi Jinping, Japarov fará uma visita de Estado à China de terça a sexta-feira.
Em entrevista escrita exclusiva com a Xinhua antes de sua visita, Japarov disse que espera que a modernização chinesa traga novas oportunidades não só para o Quirguistão, mas também para toda a Ásia Central.
Japarov lembrou que durante sua visita à China em maio de 2023, ele e Xi elevaram conjuntamente as relações bilaterais a uma parceria estratégica abrangente para uma nova era. Isso mostra que uma grande conquista foi feita pelos dois países no incentivo à confiança política mútua, o que ajudará a expandir a cooperação econômica e comercial, promoverá intercâmbios culturais e interpessoais e facilitará o fortalecimento da cooperação regional, observou ele.
Desde o aumento das relações bilaterais, houve destaques notáveis na cooperação bilateral.
“O lançamento oficial do projeto ferroviário China-Quirguistão-Uzbequistão em 27 de dezembro de 2024 foi fundamental para sustentar o alto nível das relações entre nossos países, exibindo a mais recente conquista da Iniciativa Cinturão e Rota proposta por Xi”, disse ele.
Japarov destacou que fortalecer os laços com a China em vários setores é uma das principais prioridades da política externa do Quirguistão, prometendo o forte apoio de seu país à visão da China de construir uma comunidade com futuro compartilhado para a humanidade, além de sua diplomacia de vizinhança e iniciativas globais, incluindo a Iniciativa Cinturão e Rota, a Iniciativa de Desenvolvimento Global, a Iniciativa de Segurança Global e a Iniciativa de Civilização Global.
Ele observou que esses esforços contribuíram significativamente para atingir os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável das Nações Unidas e para promover a segurança e o desenvolvimento globais.
“Vemos que a China está avançando firmemente em seu desenvolvimento de alta qualidade e compartilhando sua valiosa experiência em redução da pobreza, desenvolvimento e outras áreas críticas com outros países. Estou ansioso pelas novas oportunidades que o ímpeto da modernização chinesa trará não só ao Quirguistão, mas também a toda a Ásia Central”, disse ele.
A China é há muito tempo o maior parceiro comercial do Quirguistão e uma importante fonte de investimento. “Atualmente, precisamos fortalecer a colaboração econômica e comercial, diversificar o comércio e promover projetos de investimento conjunto que se alinhem aos nossos interesses compartilhados”, disse Japarov.
Ele acrescentou que o Quirguistão e a China devem buscar uma cooperação abrangente em setores-chave como agricultura, indústria de processos, ecologia e energia, ao mesmo tempo em que fortalecem a colaboração subnacional e alavancam as vantagens do comércio transfronteiriço e do comércio eletrônico.
Citando o provérbio chinês “Quando as pessoas têm uma só mente e coração, elas podem mover o Monte Tai”, Japarov observou que o Quirguistão e a China alcançaram avanços em muitos projetos de cooperação importantes em 2024 por meio de colaboração frutífera e de alta qualidade.
“O rápido desenvolvimento econômico não pode ser alcançado sem o apoio do investimento estrangeiro. Acredito firmemente que a vasta experiência da China e os projetos de investimento mutuamente benéficos entre o Quirguistão e a China impulsionarão vigorosamente o crescimento econômico do Quirguistão”, disse ele.
Visando o futuro, Japarov destacou a presidência rotativa da China na Organização para Cooperação de Shanghai (OCS) para 2024-2025 e seu papel em sediar a 25ª Reunião do Conselho de Chefes de Estado da OCS no final deste ano, e reafirmou o apoio do Quirguistão à China no cumprimento de suas responsabilidades dentro da organização.
“A paz começa com a cooperação, e a prosperidade vem da união. Por meio de esforços conjuntos, sem dúvida alcançaremos resultados ainda mais significativos para o benefício do Quirguistão, da China e de seu povo”, disse ele.

Estudantes têm aula em sala de aula inteligente na Oficina Luban em Bishkek, Quirguistão, no dia 26 de outubro de 2024. (Foto por Roman Gainanov/Xinhua)
O presidente quirguiz também expressou confiança de que a Cúpula da OCS em 2025 dará um forte impulso para solidificar a posição global da organização.
Sobre sua próxima visita, Japarov disse “Estou ansioso por conversas frutíferas com o presidente Xi, planejando juntos as próximas tarefas e chegando a acordos para fortalecer a cooperação multifacetada entre nossos países”.
Refletindo sobre suas visitas anteriores, Japarov disse “Visitei a China várias vezes e fiquei muito impressionado com sua beleza, as oportunidades que ela oferece e suas conquistas extraordinárias”.
Ele disse que o desenvolvimento de alta qualidade e a abertura de alto nível da China a ajudaram a atrair investimentos estrangeiros substanciais, enquanto os avanços do país na economia digital e inteligência artificial o tornaram um líder global nesses campos.
“Estamos felizes pelas conquistas de nossos amigos chineses”, disse ele.