Beijing – O alto funcionário chinês Li Xi reuniu-se nesta segunda-feira, em Beijing, com o ministro das Relações Exteriores de Cuba, Bruno Rodríguez Parrilla, que está na China para participar da quarta reunião ministerial do Fórum China-CELAC.
Li, membro do Comitê Permanente do Birô Político do Comitê Central do Partido Comunista da China (PCCh) e secretário da Comissão Central de Inspeção Disciplinar do PCCh, afirmou que, sob a orientação estratégica dos dois chefes de Estado, a construção de uma comunidade China-Cuba com um futuro compartilhado continua a alcançar novos resultados.
Este ano marca o 65º aniversário do estabelecimento das relações diplomáticas entre China e Cuba. A China continuará, como sempre, apoiando firmemente Cuba na busca de um caminho de desenvolvimento socialista adequado às suas condições nacionais, disse Li.
A China também está disposta a aprofundar a confiança política mútua com Cuba, fortalecer o intercâmbio e a aprendizagem recíproca, intensificar a cooperação estratégica e promover o desenvolvimento contínuo das relações amistosas especiais entre os dois partidos e países, acrescentou Li.
Por sua vez, Rodríguez afirmou que Cuba agradece à China pelo grande apoio ao desenvolvimento econômico e social de Cuba. Cuba adere firmemente ao princípio de Uma Só China e está disposta a aprofundar as relações amistosas entre os dois países e promover o desenvolvimento das relações entre América Latina e China.