Xinhua – Diario de Pernambuco

A maior agência de notícias da China e um dos principais canais para conhecer o país

Chanceler chinês reúne-se com convidados estrangeiros que participam da quarta reunião ministerial do Fórum China-CELAC

Pequim – O ministro das Relações Exteriores chinês, Wang Yi, também membro do Birô Político do Comitê Central do Partido Comunista da China, reuniu-se nesta segunda-feira com alguns ministros das Relações Exteriores e representantes dos países participantes da quarta reunião ministerial do Fórum China-CELAC (Comunidade de Estados Latino-Americanos e Caribenhos) em Pequim.

Ao se reunir com o ministro das Relações Exteriores cubano, Bruno Rodríguez Parrilla, Wang disse que o chinês, Xi Jinping, e o presidente cubano, Miguel Díaz-Canel, mantiveram uma reunião frutífera e importante em Moscou, traçando o caminho para um maior progresso nas relações China-Cuba.

A China continuará a apoiar Cuba em sua justa luta para salvaguardar a soberania e a dignidade nacional e se opor ao bloqueio e às avaliações, além de avançar na construção da comunidade China-Cuba com um futuro compartilhado para alcançar novos progressos continuamente.

Rodríguez expressou sua sincera gratidão pelo firme apoio da China a Cuba na oposição ao bloqueio e às avaliações, bem como sua valiosa assistência para ajudar Cuba a superar as dificuldades econômicas.

Cuba continuará a defender com firmeza o princípio de Uma Só China e trabalhará com a China para implementar o importante consenso alcançado pelos dois chefes de Estado durante sua reunião em Moscou, de acordo com Rodríguez.

Ao se reunir com o ministro das Relações Exteriores do Uruguai, Mario Lubetkin, Wang disse que a China está disposta a trabalhar com o Uruguai para discutir a cooperação de alta qualidade do Cinturão e Rota, e enriquecer continuamente a conotação da parceria estratégica abrangente China-Uruguai com uma confiança mútua política mais forte, uma cooperação mútua benéfica de nível mais elevado e uma colaboração multilateral mais próxima.

Lubetkin disse que o Uruguai aprecia muito a série de iniciativas globais propostas pelo presidente Xi, apoia o livre comércio e está disposto a praticar o multilateralismo em conjunto, acrescentando que o lado uruguaio adere firmemente ao princípio de Uma Só China e apoia a política “um país, dois sistemas”.

Ao se reunir com o ministro das Relações Exteriores do Peru, Elmer Schialer Salcedo, Wang disse que o presidente Xi e a presidente peruana, Dina Boluarte, fizeram visitas mútuas no ano passado, observando que a China está disposta a implementar o importante consenso alcançado pelos dois chefes de Estado e promover uma parceria estratégica abrangente China-Peru para alcançar novos patamares continuamente.

Os dois chefes de Estado anunciaram conjuntamente a abertura do Porto de Chancay, que se tornou um símbolo da promoção de solidariedade e cooperação entre os países em desenvolvimento e da melhoria do seu desenvolvimento e revitalização, afirmou Wang, acrescentando que a China está disposta a aprofundar a cooperação mútua benéfica com o Peru em vários campos.

Schialer disse que o Peru respeita firmemente o princípio de Uma Só China, espera aprofundar a cooperação geral com a China em política, economia, comércio, ciência, tecnologia e cultura, entre outros, e está disposto a construir conjuntamente o Parque Industrial do Porto de Chancay, promover ainda mais a cooperação no livre comércio entre os dois países e acelerar a negociação e a assinatura de acordos para evitar a dupla negociação.

Durante a reunião com o ministro das Relações Exteriores venezuelano, Yván Gil, Wang disse que o presidente Xi realizou uma reunião frutífera com o presidente venezuelano, Nicolás Maduro, em Moscou, apontando a direção para o desenvolvimento das relações bilaterais na próxima etapa.

A China apoia firmemente a solidariedade e o autofortalecimento dos países regionais e está disposta a trabalhar com a Venezuela e outros países latino-americanos para se opor a movimentos hegemónicos e intimidadores e salvaguardar a justiça internacional, acrescentou.

Observando que a Venezuela está satisfeita e orgulhosa com o estabelecimento de uma parceria estratégica em todas as condições entre a Venezuela e a China e com as conquistas importantes na cooperação em vários campos, Gil disse que a China desempenha um papel importante na salvaguarda das regras internacionais, como a Carta da ONU, e que a Venezuela apoia firmemente a posição justa da China.

Ao se reunir com o ministro das Relações Exteriores guianense, Hugh Todd, Wang disse que a China está disposta a trabalhar com a Guiana, orientada pelo importante consenso alcançado pelos dois chefes de Estado, para obter uma cooperação de alta qualidade do Cinturão e Rota, explorar a cooperação em campos emergentes, como a economia digital e a economia verde, além de aprofundar os intercâmbios e a cooperação em saúde, educação, cultura e os intercâmbios entre pessoas.

A China incentivará as empresas chinesas a investirem e abrirem negócios na Guiana, e ajudará a Guiana a atualizar suas indústrias e alcançar a autossuficiência econômica, acrescentou.

Ressaltando que a Guiana considera a China como uma boa amiga confiável, Todd disse que a Guiana está interessada em aprofundar a cooperação mútua benéfica com a China e dá boas-vindas a mais investimentos chineses. A Guiana aprecia a liderança da China na melhoria da governança global e está disposta a aderir conjuntamente ao multilateralismo e salvaguardar o direito internacional e as regras internacionais.

Ao se reunir com o conselheiro presidencial nicaraguense, Laureano Ortega Murillo, e o ministro das Relações Exteriores nicaraguense, Valdrack Ludwing Jaentschke Whitaker, Wang disse que a China está disposta a trabalhar com a Nicarágua para consolidar a confiança mútua de alto nível, continuar a prestar assistência à Nicarágua dentro de sua capacidade e dar prioridade à implementação de projetos de cooperação que conduzam ao desenvolvimento independente da Nicarágua.

A China apoia suas empresas a investir e fazer negócios na Nicarágua, e acredita que a Nicarágua continuará a aderir às relações amigáveis ​​com a China e a oferecer um ambiente empresarial favorável, acrescentou.

Laureano disse que a Nicarágua adere firmemente ao princípio de Uma Só China e se opõe a atos unilaterais de importações tarifas excessivas, observando que a Nicarágua apoia firmemente a Iniciativa Cinturão e Rota e as três principais iniciativas globais propostas pelo presidente Xi, que são indicadas para a paz, a segurança, a estabilidade e o desenvolvimento global.

Ao se reunir com a ministra das Relações Exteriores colombiana, Laura Sarabia, Wang parabenizou a Colômbia por assumir a presidência rotativa do Fórum China-CELAC, dizendo que a China sempre viu as relações China-Colômbia a partir de uma perspectiva estratégica e de longo prazo, e está disposto a aproveitar o 45º aniversário do estabelecimento de laços diplomáticos entre os dois países como uma oportunidade para realizar a cooperação na construção conjunta da Iniciativa Cinturão e Rota.

Sarabia expressou sua gratidão à China por seu apoio ao processo de paz da Colômbia e aos esforços para explorar o desenvolvimento diversificado. Ela disse que a Colômbia está disposta a participar da Iniciativa Cinturão e Rota e promover resultados mais tangíveis na cooperação bilateral e espera que a China aumente os investimentos na Colômbia.

Agência Xinhua

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Voltar ao topo