Xinhua – Diario de Pernambuco

A maior agência de notícias da China e um dos principais canais para conhecer o país

Novo padrão de desenvolvimento da China oferece chances para empresas estrangeiras, diz chanceler

Beijing, 10 mar (Xinhua) — O novo padrão de desenvolvimento apresentado pela China proporcionará mais oportunidades para as empresas de Luxemburgo e outros países, disse nesta terça-feira o conselheiro de Estado e ministro das Relações Exteriores chinês, Wang Yi.

Em uma conversa telefônica com o ministro das Relações Exteriores e Assuntos Europeus de Luxemburgo, Jean Asselborn, Wang destacou que o país é um importante parceiro cooperativo da China dentro da União Europeia (UE), e as duas nações entendem, apoiam e confiam uma na outra, dando um bom exemplo de cooperação mutuamente benéfica entre países grandes e pequenos.

Notando que desde o surto do novo coronavírus, China e Luxemburgo se uniram sob todas as condições e se ajudaram, Wang apontou que os dois lados passaram pelo teste da pandemia da COVID-19 e aprofundaram a amizade entre os dois povos.

Chamando Luxemburgo de importante ponte para a cooperação China-UE na construção da Iniciativa do Cinturão e Rota, Wang também saudou o país a participar ativamente no processo de internacionalização da moeda chinesa (renminbi) e expressou convicção de que Luxemburgo continuará a fornecer um ambiente de negócios justo e equitativo para as empresas chinesas.

Wang também expressou a esperança de que o país continue a desempenhar um papel ativo na promoção do desenvolvimento das relações China-UE e, particularmente, na ratificação e entrada em vigor do tratado de investimento China-UE o mais rápido possível.

Por sua vez, Asselborn informou o lado chinês da situação epidêmica em Luxemburgo. Ele também afirmou que seu país está pronto para manter estreitas trocas de alto nível com a China e aprofundar a cooperação prática em aviação, transporte de carga, comunicações, finanças e intercâmbios entre pessoas, acrescentando que seu país está pronto para desempenhar um papel positivo no avanço da ratificação e entrada em vigor, o mais rápido possível, do tratado de investimento UE-China e na relação bilateral.

No telefonema, Wang também elaborou sobre as posições da China sobre direitos humanos, bem como as questões relacionadas a Hong Kong e Xinjiang, enfatizando que o objetivo do Partido Comunista da China é servir o povo de todo o coração, e que a China completou a árdua tarefa de eliminar a pobreza absoluta dentro do prazo, o que é a maior conquista dos direitos humanos.

Algumas forças ocidentais difamam o país nas questões relacionadas a Xinjiang, lembrou Wang, acrescentando que, diante dos fatos, quaisquer rumores serão dissipados.

Ele também observou que o objetivo de melhorar o sistema eleitoral na Região Administrativa Especial de Hong Kong é garantir que as políticas de “um país, dois sistemas”, “o povo de Hong Kong governa Hong Kong” e um alto grau de autonomia sejam mantidas de forma estável e sustentada.

Ele expressou a esperança de que Luxemburgo e outros países europeus mantenham uma posição objetiva e justa, e trabalhem com a China para defender o respeito mútuo e para consolidar a base da confiança, de modo a manter o bom impulso das relações com a UE.

Os dois lados também trocaram opiniões sobre questões internacionais e regionais de interesse comum.

Funcionários carregam materiais doados em um avião de carga no Aeroporto Internacional de Xinzheng em Zhengzhou, capital da Província de Henan, na China central, em 22 de março de 2020. (Xinhua/Li Jianan)

Turistas e uma artista dançam no Grand Bazaar em Urumqi, capital da Região Autônoma Uigur de Xinjiang, no noroeste da China, em 24 de julho de 2019. (Xinhua/Wang Fei)

Agência Xinhua

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Voltar ao topo