Xinhua – Diario de Pernambuco

A maior agência de notícias da China e um dos principais canais para conhecer o país

Portugal visa reforçar vacinações contra COVID-19

Lisboa, 28 mar (Xinhua) — O primeiro-ministro português, António Costa, disse no sábado que seu governo intensificará os esforços no lançamento da vacina em abril e administrará o mais rápido possível os 1,8 milhão de doses que receberá no próximo mês.

Portugal iniciou no sábado a vacinação de cerca de 78.700 professores e trabalhadores de pré-escolas e escolas dos primeiros quatro anos do ensino básico de nove anos.

Costa disse a jornalistas que a vacinação de profissionais da educação está sendo usada como um “exercício importante para testar os postos rápidos de vacinação” em todo o país.

“Os centros de saúde vão ter de ser complementados com cerca de 150 postos desta natureza para vacinação rápida, para cumprir a nossa meta”, afirmou.

Costa disse que “não há dúvidas que a vacina da AstraZeneca é segura para todas as idades”, e que dúvidas de natureza científica “foram esclarecidas pela Agência Europeia de Medicamentos”.

“O problema maior está a montante, que é a quantidade de vacinas que são produzidas. Estamos todos a fazer um esforço, à escala europeia, para aumentar essa capacidade de produção e, portanto, mantemos as metas”, disse.

Portugal registou mais oito mortes e 344 novos casos da COVID-19 nas últimas 24 horas, o que elevou o total de mortes e o número de casos confirmados da COVID-19 para 16.827 e 820.042, respetivamente, desde o início da pandemia.

De acordo com a Direcção-Geral da Saúde, Portugal tem atualmente 1.536.184 pessoas vacinadas contra a COVID-19 — 1.068.361 com a primeira dose e 467.823 com os dois jabs.

Enquanto o mundo luta para conter a pandemia, a vacinação está em andamento em um número crescente de países com vacinas contra o coronavírus já autorizadas.

Enquanto isso, 267 vacinas candidatas ainda estão sendo desenvolvidas globalmente — 83 delas em testes clínicos — em países como Alemanha, China, Rússia, Grã-Bretanha e Estados Unidos, de acordo com informações divulgadas pela Organização Mundial da Saúde em 23 de março.

Uma professora usando máscara facial dá aula em uma escola primária em Oeiras, Portugal, em 15 de março de 2021. (Foto por Pedro Fiuza/Xinhua)

Agência Xinhua

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Voltar ao topo