Xinhua – Diario de Pernambuco

A maior agência de notícias da China e um dos principais canais para conhecer o país

Enfoque: Legislatura nacional da China conclui sessão anual

Beijing – A 14ª Assembleia Popular Nacional (APN), o mais alto órgão legislativo da China, concluiu sua segunda sessão na segunda-feira.

Os líderes chineses Xi Jinping, Li Qiang, Wang Huning, Cai Qi, Ding Xuexiang, Li Xi e Han Zheng participaram da reunião de encerramento da sessão no Grande Palácio do Povo em Beijing.

Zhao Leji, presidente executivo do presidium da sessão, presidiu a reunião participada por 2.900 deputados da APN.

Os legisladores adotaram uma revisada Lei Orgânica do Conselho de Estado. O presidente Xi Jinping assinou uma ordem presidencial para promulgar a lei.

Os legisladores aprovaram o relatório de trabalho do governo e os relatórios de trabalho do Comitê Permanente da APN, do Supremo Tribunal Popular e da Suprema Procuradoria Popular.

Eles aprovaram um relatório sobre a implementação do plano de desenvolvimento econômico e social nacional de 2023 e sobre o projeto de plano para 2024, bem como o plano de 2024.

Aprovaram também um relatório sobre a execução dos orçamentos central e local para 2023 e sobre o projeto de orçamentos central e local para 2024, e aprovaram o orçamento central para 2024.

Ao discursar na reunião, Zhao Leji disse que a sessão anual concluiu com sucesso a sua agenda. Os resultados da sessão demonstraram as grandes forças da democracia popular em todo o processo da China e do sistema político fundamental do país, disse ele.

Observando que este ano marca o 75º aniversário da fundação da República Popular da China, Zhao pediu aos legisladores que ajam de acordo com a filosofia de desenvolvimento centrada no povo, desenvolvam a democracia popular em todo o processo e contribuam para a modernização chinesa.

Zhao, também presidente do Comitê Permanente da APN, presidiu uma reunião do presidium e uma reunião dos presidentes executivos na segunda-feira, antes da reunião de encerramento. 

Agência Xinhua

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Voltar ao topo