Xinhua – Diario de Pernambuco

A maior agência de notícias da China e um dos principais canais para conhecer o país

China está pronta para tomar “Ano da Amizade China-RPDC” como oportunidade para promover relações bilaterais, diz mais alto legislador

Pyongyang – Zhao Leji, presidente do Comitê Permanente da Assembleia Popular Nacional da China, conversou com Choe Ryong Hae, presidente do Comitê Permanente da Assembleia Popular Suprema da República Popular Democrática da Coreia (RPDC), na quinta-feira.

Zhao, também membro do Comitê Permanente do Birô Político do Comitê Central do Partido Comunista da China (PCCh), disse a Choe, membro do Presidium do Birô Político do Comitê Central do Partido dos Trabalhadores da Coreia (PTC), que a amizade tradicional China-RPDC foi estabelecida e cultivada meticulosamente pelas gerações mais velhas de líderes de ambos os partidos e de ambos os países.

O secretário-geral do Comitê Central do PCCh, Xi Jinping, disse repetidamente que o PCCh e o governo chinês atribuem grande importância às tradicionais relações amistosas e cooperativas entre os dois países, e que é estratégia inabalável da China manter, consolidar e desenvolver relações bilaterais, disse Zhao.

Observando que este ano marca o 75º aniversário do estabelecimento de laços diplomáticos entre a China e a RPDC, Zhao disse que o secretário-geral Xi e o secretário-geral do PTC , Kim Jong Un, trocaram mensagens de felicitações de Ano Novo e designaram conjuntamente 2024 como o “Ano da Amizade China-RPDC” e lançaram uma série de atividades.

A China está pronta a trabalhar com a RPDC para implementar o importante consenso alcançado pelos mais altos líderes de ambos os partidos e de ambos os países, e aproveitar o “Ano da Amizade China-RPDC” como uma oportunidade para intensificar os intercâmbios de alto nível, aprofundar a cooperação mutuamente benéfica, promover intercâmbios interpessoais e reforçar a coordenação estratégica, a fim de promover as relações China-RPDC para continuar a avançar, disse Zhao.

Os intercâmbios entre órgãos legislativos têm sido uma parte importante das relações China-RPDC e há muito desempenham um papel positivo no aprofundamento das relações bilaterais, observou Zhao.

A China está pronta para intensificar os intercâmbios e a cooperação com os órgãos legislativos da RPDC para ajudar a elevar as tradicionais relações amistosas e cooperativas China-RPDC a um nível mais alto, disse ele.

Choe disse que a amizade cimentada de sangue entre os dois países tem uma longa história e uma base profunda, e é a preciosa herança e riqueza comuns dos dois países.

Sob a orientação estratégica do secretário-geral Kim e do secretário-geral Xi, as relações amistosas entre a RPDC e a China entraram em uma nova era, o que demonstra fortemente a vitalidade e a inquebrantabilidade das relações bilaterais, disse Choe.

A RPDC está disposta a dar as mãos à China para seguir a orientação dos mais altos líderes dos dois partidos e dos dois países, e aproveitar a oportunidade do 75º aniversário do estabelecimento de laços diplomáticos e do “Ano da Amizade RPDC-China” para continuar e desenvolver a tradicional amizade RPDC-China, aprofundar os intercâmbios e a cooperação em vários domínios, e buscar um desenvolvimento contínuo das relações amistosas e cooperativas entre a RPDC e a China, disse ele.

As duas partes trocaram pontos de vista sobre a situação internacional e regional e a situação na Península Coreana.

Após as conversas, Zhao e Choe testemunharam a assinatura de documentos de cooperação nos campos como isenção recíproca de vistos diplomáticos e de serviço, tradução mútua e publicação de literaturas clássicas, quarentena alfandegária, rádio e televisão e entrega postal. Eles também participaram conjuntamente do banquete de boas-vindas realizado pela RPDC para a delegação do partido e do governo da China.

Agência Xinhua

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Voltar ao topo