Xinhua – Diario de Pernambuco

A maior agência de notícias da China e um dos principais canais para conhecer o país

Navio de contêineres encalhado no Canal de Suez é reflutuado

Cairo, 29 mar (Xinhua) — O grande navio de contêineres Ever Given foi reflutuado com sucesso depois de ficar preso no Canal de Suez por quase uma semana, informou a Autoridade do Canal de Suez (SCA) do Egito nesta segunda-feira.

A direção do navio, que estava encalhado no lado não profundo da hidrovia, mudou em 80%, disse o presidente da SCA, Osama Rabie, no comunicado, observando que os esforços prosseguirão nas próximas horas até que a direção do navio seja 100% alterada.

O chefe da SCA enviou uma mensagem de garantia à comunidade marítima internacional de que “a navegação no canal será retomada assim que a embarcação estiver totalmente flutuante em breve”.

O cargueiro de 224 mil toneladas está preso e bloqueando o vital curso de água desde 23 de março, após ter perdido a capacidade de direção em meio a ventos fortes e uma tempestade de areia.

O incidente causou a suspensão temporária de navegação do canal artificial, mantendo pelo menos 321 navios em fila.

A empresa holandesa Boskalis com sua equipe de resposta a emergências, Smit Salvage, foi contratada pelo proprietário do Ever Given para ajudar a SCA nas operações de resgate.

A SCA relatou no sábado que 14 rebocadores estavam trabalhando no resgate do navio encalhado.

Ligando o Mar Mediterrâneo ao Mar Vermelho, o Canal de Suez é uma grande linha vital para o comércio marítimo global, uma vez que permite que navios viajem entre a Europa e o Sul da Ásia sem contornar pelo sul da África, reduzindo assim a distância marítima entre a Europa e a Índia em cerca de 7.000 km.

Cerca de 12% do comércio mundial passa pelo Canal de Suez.

Ainda na segunda-feira, o site de acompanhamento de navios VesselFinder mostrou em um mapa que o Ever Given estava se movendo no Mar Vermelho e disse que “o navio está a caminho do porto de Roterdão, navegando a uma velocidade de 0,1 nó e deve chegar lá em 31 de março”.

Uma escavadeira opera no local do navio de contêineres encalhado no Canal de Suez do Egito, em 25 de março de 2021. (Autoridade do Canal de Suez / Divulgação via Xinhua)
Navios de resgate trabalham perto do cargueiro Ever Given no Canal de Suez, Egito, em 27 de março de 2021. (Xinhua/Ahmed Gomaa)

Agência Xinhua

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Voltar ao topo