Xinhua – Diario de Pernambuco

A maior agência de notícias da China e um dos principais canais para conhecer o país

FMI eleva previsão de crescimento global para 6% em 2021

Washington, 6 abr (Xinhua) — O Fundo Monetário Internacional (FMI) previu na terça-feira que a economia global crescerá 6% em 2021, 0,5 ponto percentual acima da previsão de janeiro, de acordo com o último Perspectivas Econômicas Mundiais.

“Graças à engenhosidade da comunidade científica, centenas de milhões de pessoas estão sendo vacinadas, e isso deve impulsionar as recuperações em muitos países ainda este ano”, disse a economista-chefe do FMI, Gita Gopinath, em uma entrevista coletiva virtual durante as Reuniões de Primavera do Banco Mundial/FMI.

Ela observou que as economias também continuam a se adaptar a novas formas de trabalhar apesar da redução da mobilidade, e as grandes economias, especialmente os Estados Unidos, implementaram apoio fiscal adicional, o que ajudou a melhorar as perspectivas.

No entanto, o futuro apresenta desafios “assustadores”, disse a economista-chefe do FMI. “A pandemia ainda não foi derrotada e os casos de vírus estão se acelerando em muitos países”, disse Gopinath.

“As recuperações também estão divergindo perigosamente entre e dentro dos países, já que as economias com lançamento mais lento de vacinas, apoio político mais limitado e mais dependentes do turismo têm pior desempenho”, continuou ela.

O relatório recém-lançado prevê que a economia global crescerá 4,4% em 2022, 0,2 ponto percentual superior à previsão de janeiro. Em 2020, a economia global teve uma contração histórica estimada em 3,3%, segundo o FMI.

Agência Xinhua

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Voltar ao topo