Xinhua – Diario de Pernambuco

A maior agência de notícias da China e um dos principais canais para conhecer o país

Serviço aprimorado de mensagens curtas por BeiDou é exibido na cúpula internacional

Changsha, 17 set – Uma versão aprimorada do serviço de mensagens curtas por BeiDou foi apresentada na Primeira Cúpula Internacional sobre Aplicações do Sistema de Satélites de Navegação BeiDou (BDS) realizada em Changsha, Província de Hunan na China central, nesta quinta-feira.

A nova tecnologia permite a comunicação bidirecional em telefones celulares em áreas não cobertas por sinais de comunicação móvel comuns ou quando as estações de base são danificadas, o que se mostra útil durante o socorro a terremotos, pesca offshore e comunicação de emergência.

“O serviço de mensagens curtas precisa de um terminal de satélite maior, como um telefone via satélite marítimo. No entanto, a versão aprimorada de ‘baixo consumo de energia’ permite que os telefones móveis enviem mensagens de emergência através dos satélites BeiDou, mesmo sem sinais de comunicação móvel terrestre”, disse Li Jingyuan, diretor da Equipe de mensagens curtas por BeiDou na Universidade Nacional de Tecnologia de Defesa (NUDT, na sigla em inglês).

“A taxa de transmissão de informações da versão aprimorada aumentou 10 vezes, o que significa que imagens e mensagens de voz podem ser enviadas rapidamente”, acrescentou Li.

Na cúpula, NUDT, o governo popular de Hunan e a Corporação de eletrônicos da China assinaram um acordo de cooperação industrial para expandir ainda mais o serviço de mensagens curtas para usuários de satélites de órbita baixa e fazer com que o serviço desempenhe um papel na Internet das Coisas por satélite global, resgate de vidas internacionais, comunicação de emergência global e outras aplicações industriais.

Agência Xinhua

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Voltar ao topo