Xinhua – Diario de Pernambuco

A maior agência de notícias da China e um dos principais canais para conhecer o país

Ampliação: China revela tarefas da missão espacial tripulada Shenzhou-13

Jiuquan — A próxima missão espacial tripulada Shenzhou-13 incluirá duas ou três atividades extraveiculares, instalação de dispositivos importantes para braços mecânicos, bem como diversos experimentos e aplicação científicos e tecnológicos, anunciou a Agência Espacial Tripulada da China (CMSA, em inglês) nesta quinta-feira.

Um dos principais objetivos da missão é testar tecnologias-chave para montagem e construção da estação espacial da China, como transferência de módulo apoiada pelo braço robótico e operação remota manual, disse Lin Xiqiang, vice-diretor do CMSA, em entrevista coletiva realizada no Centro de Lançamento de Satélites de Jiuquan. Os astronautas realizarão duas ou três atividades extraveiculares durante a missão para instalar o conector de braço duplo, o dispositivo para ligar os grandes e pequenos braços mecânicos, bem como o dispositivo de suspensão, revelou Lin.

A missão irá verificar ainda mais as tecnologias de suporte de saúde, vida e trabalho para a permanência de seis meses dos astronautas em órbita, destacou ele.

Os tripulantes também realizarão experimentos e aplicações de ciência e tecnologia em campos como medicina espacial e física da microgravidade, bem como atividades diversificadas de educação pública em ciências, salientou ele.

A missão realizará uma avaliação abrangente do desempenho funcional de vários sistemas do projeto para a realização de tarefas da estação espacial e da compatibilidade entre eles, acrescentou.

A nave espacial tripulada Shenzhou-13 será lançada à 0h23 deste sábado (horário de Beijing) do Centro de Lançamento de Satélites de Jiuquan, no noroeste da China.

Agência Xinhua

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Voltar ao topo