Xinhua – Diario de Pernambuco

A maior agência de notícias da China e um dos principais canais para conhecer o país

Primeiro centro cultural chinês na região do Golfo inicia funcionamento experimental no Kuwait

Cidade do Kuwait – O primeiro centro cultural chinês na região do Golfo iniciou no domingo sua operação experimental na província de Hawali, no Kuwait.

“Espero que este não seja apenas um centro cultural da China, mas também um centro cultural do Kuwait”, disse Moussaid Zamir, secretário-geral adjunto do Conselho Nacional de Cultura, Artes e Letras do Kuwait, na cerimônia de inauguração, acrescentando que o Kuwait tem sempre atribuído grande importância ao desenvolvimento cultural.

A operação experimental do primeiro centro cultural chinês na região do Golfo destacou a relação amigável especial entre a China e o Kuwait, disse na cerimônia o embaixador chinês no Kuwait, Zhang Jianwei.

Liderará o desenvolvimento dos intercâmbios culturais entre a China e o Golfo na nova era e consolidará ainda mais a base cultural da comunidade sino-árabe com um futuro compartilhado, acrescentou Zhang.

Mais de 100 pessoas participaram da cerimônia, incluindo o diretor do Centro Cultural Chinês do Kuwait, Xia Jianfeng, autoridades do Kuwait, membros da família real do Kuwait e representantes de empresas chinesas no Kuwait.

Os convidados visitaram a sala de leitura, sala de treinamento culinário, sala de música e dança, sala de ensino de língua chinesa do centro cultural e desfrutaram de apresentações de música e dança tradicionais chinesas. A petrolífera chinesa Sinopec realizou um evento de doação de livros durante a cerimônia.

“Adoro a cultura chinesa, a literatura, a história e a caligrafia chinesas”, disse Sheikha Anoud, membro da família real do Kuwait, em entrevista à Xinhua.

“Estudo a língua chinesa há mais de dois anos e li muitos poemas chineses. As obras de poetas como Li Bai são muito bonitas. Ler livros não só ajuda os jovens a aumentar os seus conhecimentos, mas também traz muita diversão”, disse Anoud.

Ao realizar diversas atividades, como treinamento em língua chinesa, serviços de informação, exposições de imagens, bem como programas de cinema e televisão, o centro cultural apresentará de forma abrangente a excelente cultura tradicional chinesa e contará a história do desenvolvimento da China.

Agência Xinhua

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Voltar ao topo