Xinhua – Diario de Pernambuco

A maior agência de notícias da China e um dos principais canais para conhecer o país

Delegação espacial tripulada da China interage com jovens em Macau

Macau, dez (Xinhua) — “Pessoas míopes podem se tornar astronautas?” “E se os astronautas ficarem doentes no espaço?” “Os astronautas sentem calor ou frio quando estão envolvidos em atividades extraveiculares?”

   Essas foram algumas das perguntas levantadas por jovens entusiasmados da Região Administrativa Especial de Macau (RAEM), na China, no sábado, quando tiveram a chance de se encontrar pessoalmente com astronautas do país.

   Os astronautas são membros de uma delegação do programa espacial tripulado da China que está em uma visita de seis dias a Hong Kong e Macau, de terça-feira a domingo, a convite do governo da Região Administrativa Especial de Hong Kong e do governo da RAEM. Eles partiram de Hong Kong e chegaram a Macau na sexta-feira.

   Lin Xiqiang, vice-diretor da Agência Espacial Tripulada da China, que liderou a delegação, disse aos estudantes de Macau em uma palestra pública que um astronauta deve ter condições físicas e mentais sólidas, conhecimento profissional e sempre ser capaz de controlar as emoções, incentivando os estudantes de Macau a estudar muito e fazer mais exercícios físicos para perseguir os sonhos espaciais.

   A astronauta da Shenzhou-13, Wang Yaping, que é bem conhecida pelo público por ter dado aulas do espaço para estudantes na Terra por duas vezes em 10 anos, disse que estava muito satisfeita em saber que alguns estudantes que assistiram a suas aulas há uma década tinham se engajado nas missões espaciais.

   “Se tiver outra chance, eu realmente espero poder dar mais uma aula no espaço para compartilhar suas belezas e maravilhas”, disse ela.

   O astronauta da Shenzhou-15, Zhang Lu, compartilhou detalhes do árduo treinamento de longas horas com seu próprio corpo e o traje espacial pesando mais de 200 kg e a realização de atividades extraveiculares de até 10 horas sem comer, convidando os estudantes que têm paixão pelo espaço a se juntarem à causa.

   O astronauta da Shenzhou-12, Liu Boming, disse que conseguiu manter uma boa condição física durante o trabalho porque estava bem preparado. “O monitoramento remoto e o controle a partir do solo também foram importantes”, acrescentou.

   Os astronautas também apresentaram as estratégias de desenvolvimento do programa espacial da China, a construção da estação espacial chinesa e as missões lunares tripuladas, bem como detalhes da vida no espaço.

   Hung Ling Ming, um estudante de doutorado da Universidade de Macau, disse que estava entusiasmado por aprender com os astronautas o espírito da ciência e do programa espacial tripulado. “Se possível, espero fazer contribuições para a causa espacial de nosso país”, disse ele.

   Sung Gaai Hin, aluno do último ano do ensino médio da Escola de Ensino Médio Lingnan, que gosta de assistir a lançamentos de foguetes desde a infância, disse que ele e seus colegas de classe ficam muito orgulhosos sempre que a China realiza conquistas em seu programa espacial.

   Pong Sam, um estudante da Universidade da Cidade de Macau, disse que ficou profundamente impressionado com o duro treinamento pelo qual os astronautas têm de passar. Quando lhe perguntaram se ele pensaria em se juntar à causa espacial, sua resposta foi “Com certeza!”.

Agência Xinhua

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Voltar ao topo