Xinhua – Diario de Pernambuco

A maior agência de notícias da China e um dos principais canais para conhecer o país

Presidentes chinês e nauruano conversam pela 1ª vez desde que retomam laços

Beijing – Os presidentes da China, Xi Jinping, e de Nauru, David Adeang, conversaram em Beijing nesta segunda-feira.

Xi observou que a decisão política de Nauru de aderir ao princípio de Uma Só China e restaurar os laços diplomáticos com a China em janeiro é uma medida que está de acordo com a tendência da história e dos tempos.

A amizade, não importa seu início, terá um futuro brilhante, e a cooperação, independentemente da escala, será produtiva desde que seja sincera, disse Xi.

Xi disse que as relações China-Nauru abriram um novo capítulo na história, e que a China está pronta para trabalhar com Nauru para criar um futuro melhor para as relações entre os dois países e trazer mais benefícios para os dois povos.

Xi disse que a China dá as boas-vindas a Nauru como outro país a assinar o documento de cooperação Cinturão e Rota com a China, acrescentando que a China está pronta para expandir a cooperação prática com Nauru em comércio, investimento e construção de infraestruturas, e fornecer assistência a Nauru para seu desenvolvimento independente e sustentável sem amarras políticas.

Enfatizando que tratar os outros como iguais é uma característica definidora da diplomacia chinesa, Xi disse que a China sempre acredita que todos os países, grandes ou pequenos, fortes ou fracos, ricos ou pobres, são membros iguais da comunidade internacional.

A China tem sempre sido membro do mundo em desenvolvimento, e o voto da China no Conselho de Segurança das Nações Unidas sempre pertence aos países em desenvolvimento, disse Xi.

Observando que as relações China-Nauru são baseadas no respeito mútuo, igualdade, benefício mútuo e apoio mútuo, Xi disse que a China apoia firmemente Nauru na salvaguarda da soberania nacional, segurança e interesses de desenvolvimento, e na busca independente de um caminho de desenvolvimento adequado às suas condições nacionais.

A China está pronta para fortalecer os intercâmbios e o diálogo com Nauru em todos os níveis e em todos os campos, aumentar a compreensão e a confiança mútuas e consolidar a base política das relações bilaterais, disse ele.

Pedindo aos dois lados que fortaleçam os intercâmbios em educação, cultura, saúde, juventude e outros campos, Xi disse que a China espera que mais jovens nauruanos estudem na China e está disposta a fornecer assistência a Nauru para enfrentar as mudanças climáticas no âmbito da cooperação Sul-Sul.

A China está disposta a fortalecer a comunicação e a coordenação com Nauru em campos multilaterais como as Nações Unidas e o Fórum das Ilhas do Pacífico, defender conjuntamente um mundo multipolar equitativo e ordenado e uma globalização econômica inclusiva que beneficie todos e salvaguardar os interesses comuns dos países em desenvolvimento, disse o presidente chinês.

Adeang disse que é uma grande honra ser convidado para uma visita de Estado à China e experimentar a longa história, a cultura esplêndida e o desenvolvimento vibrante da China.

Há não muito tempo, Nauru decidiu ficar do lado correto da história e retomar as relações diplomáticas com a China com base no reconhecimento e adesão ao princípio de Uma Só China, que é um marco importante nas relações Nauru-China e abre um novo capítulo no desenvolvimento nacional e nas relações bilaterais de Nauru, acrescentou Adeang.

Ele disse que Nauru aprecia muito o compromisso da China com a igualdade entre todos os países, grandes ou pequenos, e está disposto a respeitar o princípio de Uma Só China e aprofundar continuamente a cooperação com a China.

Ele acrescentou que Nauru aproveitará a retomada dos laços diplomáticos como uma oportunidade importante para aumentar o respeito e a compreensão mútuos, facilitar o intercâmbio de pessoal e a cooperação em vários campos, aprender com a experiência da China e desenvolver uma parceria frutífera e mutuamente benéfica.

Como o mundo de hoje enfrenta muitos desafios globais, o progresso e a prosperidade comuns só podem ser alcançados por meio da solidariedade e cooperação, disse Adeang, observando que a série de iniciativas globais apresentadas pelo presidente Xi Jinping é de grande importância.

Adeang disse que Nauru está disposto a participar ativamente da construção conjunta do Cinturão e Rota, implementar a Iniciativa de Desenvolvimento Global, a Iniciativa de Segurança Global e a Iniciativa de Civilização Global e fortalecer a cooperação com a China no combate às mudanças climáticas.

Após as conversas, os dois chefes de Estado testemunharam a assinatura de documentos de cooperação bilateral em campos de cooperação Cinturão e Rota, Iniciativa de Desenvolvimento Global, desenvolvimento econômico e agricultura.

Agência Xinhua

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Voltar ao topo