Xinhua – Diario de Pernambuco

A maior agência de notícias da China e um dos principais canais para conhecer o país

Terremoto de magnitude 7,3 deixa 4 mortos e 97 feridos na ilha chinesa de Taiwan

Taipei/Beijing – Quatro pessoas morreram e outras 97 ficaram feridas em um terremoto de magnitude 7,3 que atingiu a área marítima perto de Hualien, na ilha chinesa de Taiwan, na manhã desta quarta-feira.

Um motorista foi atingido fatalmente pela queda de pedras, enquanto outras três pessoas perderam a vida em uma trilha dentro de uma grande atração turística no distrito de Hualien, de acordo com a mídia local, citando dados do Corpo de Bombeiros.

A agência meteorológica de Taiwan mediu a magnitude do terremoto como 7,2, informando que foi o mais forte terremoto a atingir a ilha em 25 anos, desde o sismo fatal ocorrido em 21 de setembro de 1999.

Uma porta-voz do Departamento dos Assuntos de Taiwan do Conselho de Estado disse que a parte continental está altamente preocupada com a situação e estende sinceras condolências aos compatriotas de Taiwan afetados pelo desastre.

O continente está pronto para fornecer assistência de socorro em desastres, disse a porta-voz Zhu Fenglian.

O sismo ocorreu às 7h58 desta quarta-feira (horário de Beijing), e o epicentro foi monitorado a 23,81 graus de latitude norte e a 121,74 graus de longitude leste, a uma profundidade de 12 quilômetros, de acordo com o Centro de Redes Sísmicas da China (CENC, na sigla em inglês).

Após o terremoto, o centro de alerta do Ministério dos Recursos Naturais emitiu um alerta para tsunamis, que já foi suspenso até o momento.

O terremoto provocou um tsunami local perto do epicentro, causando um impacto desastroso em partes das áreas costeiras de Taiwan, disse o centro de alerta, acrescentando que o processo de desastre do tsunami basicamente terminou.

De acordo com a agência meteorológica de Taiwan, o terremoto foi monitorado a uma profundidade de 15,5 quilômetros. O epicentro foi localizado a 25 quilômetros sul-sudeste de Hualien. A intensidade máxima registrada foi de magnitude 6 no distrito de Hualien.

As autoridades locais anunciaram a suspensão do trabalho e das aulas escolares em Hualien.

Fortes tremores foram sentidos em Taiwan. Repórteres da Xinhua em Taipei testemunharam tremores intensos enquanto prédios tremeram continuamente por mais de um minuto. Os elevadores do prédio de apartamentos dos jornalistas tiveram as operações suspensas.

Vários edifícios residenciais desabaram parcialmente em Hualien, forçando a evacuação de centenas de moradores. Quedas de rochas também foram relatadas em áreas montanhosas. Um prédio de uma fábrica de borracha na cidade de Nova Taipei desabou devido ao terremoto.

Metrôs em vários distritos e cidades da ilha foram temporariamente suspensos. O sistema de metrô de Taipei voltou a operar após ser suspenso por cerca de uma hora.

Vários tremores secundários medindo acima de 5,0 de magnitude também atingiram Hualien e áreas próximas.

A agência meteorológica de Taiwan ainda prevê que terremotos de magnitude 7 podem acontecer nos próximos três dias.

Do outro lado do Estreito de Taiwan, tremores também foram sentidos em Fujian, Guangdong, Shanghai, Zhejiang e Jiangsu, na parte continental chinesa. 

Agência Xinhua

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Voltar ao topo