Xinhua – Diario de Pernambuco

A maior agência de notícias da China e um dos principais canais para conhecer o país

Tailândia aproveita festival Songkran para aumentar poder brando

Por Chen Jiabao, Gao Bo e Chen Qianci

Bancoc – Encharcados em disputas de água, jogando água com elefantes ou aproveitando apresentações culturais, as pessoas abraçam as festividades de Songkran durante todo o mês de abril na Tailândia, enquanto o país aproveita seu tradicional ano novo para aumentar o “poder brando”.

Songkran, geralmente realizado de 13 a 15 de abril na Tailândia, também é comemorado no Laos, no Camboja e em Mianmar.

Conhecido como o ano novo budista, o feriado era tradicionalmente marcado pela visita de familiares e pelo derramamento de água perfumada sobre as estátuas de Buda. Jogar água simboliza acabar com o azar do ano anterior.

O festival também é conhecido como a maior luta na água do mundo. Em 2023, a UNESCO adicionou Songkran à sua lista de patrimônio cultural imaterial da humanidade. O governo tailandês anunciou então que iria transformá-lo em um festival global da água com duração de um mês para atrair turistas internacionais.

Pessoas e elefantes se molham para comemorar o festival Songkran em Ayutthaya, Tailândia, no dia 9 de abril de 2024. (Xinhua/Rachen Sageamsak)

Além das famosas disputas aquáticas de três dias, Songkran, com suas tradições culturais únicas, oferece aos visitantes várias celebrações em todo o país. Apresentações musicais, grandes desfiles da deusa Songkran e peças folclóricas são realizadas em destinos populares, permitindo aos visitantes mergulhar no encanto cultural do festival.

Em Ayutthaya, a antiga capital do centro da Tailândia, as festividades começaram com um espetáculo de elefantes brincando na água. Elefantes com enfeites coloridos, guiados por seus treinadores, dançavam alegremente e borrifavam água nos visitantes encantados.

Para Wang Shaohong, de Shanghai, China, ver a “batalha aquática” com os elefantes foi uma experiência emocionante. Wang, que trabalha na Tailândia com sete colegas chineses, escolheu Ayutthaya como destino em Songkran.

“É meu primeiro Songkran na Tailândia. É incrível chegar tão perto desses adoráveis animais. O elefante é o animal nacional da Tailândia, assim como o panda é na China. É inesquecível e fantástico”.

O gerente do Ayutthaya Elephant Palace, Itthiphan Khaolamai, disse à Xinhua que eles trazem de 10 a 12 elefantes bem treinados para participar da festividade todos os anos.

“Os paquidermes selecionados são saudáveis, extrovertidos e alegres. Eles adoram dançar e se divertir com as pessoas e foram treinados para borrifar água com cuidado. Queremos que todos aproveitem esses bons momentos para verem a harmonia entre humanos e elefantes”, disse o especialista, que estuda elefantes há 25 anos.

Pessoas e elefantes se molham na comemoração do festival Songkran em Ayutthaya, Tailândia, no dia 13 de abril de 2024. (Xinhua/Wang Teng)

Concordando com Itthiphan, Nutapakhal Akkarawich, diretor do escritório da Autoridade de Turismo da Tailândia em Ayutthaya, queria trazer aos visitantes um toque de cultura.

“Os elefantes são um símbolo da cultura tailandesa, e o festival Songkran de Ayutthaya celebra isso interagindo com elefantes na água. Nosso objetivo é mostrar essa tradição autêntica aos turistas, permitindo que eles vejam o encanto dos costumes e da cultura tailandesa”, disse ele.

Os visitantes internacionais estão imersos no clima festivo em todo o sudeste do país. Em Bancoc, Silom Road foi um dos locais mais animados para as festividades de Songkran.

Em meio à música eletrônica animada, milhares de pessoas com camisas florais chamativas segurando pistolas de água lotaram a rua, para se refrescarem na época mais quente do ano, quando as temperaturas podem ficar acima de 40 graus Celsius.

“É ótimo que todos interajam. Nós divertimos acompanhando a multidão, em vez de tentar encontrar outras pessoas. Todos estão se divertindo”, disse Tee, turista da Inglaterra.

Ela também planeja participar de algumas atividades culturais que nunca participou nas visitas anteriores ao país.

Para levar o festival Songkran ao mundo, o governo tailandês lançou versões multilíngues das canções Songkran.

Criança joga água em outra na comemoração do festival Songkran em Ayutthaya, Tailândia, no dia 13 de abril de 2024. (Xinhua/Wang Teng)

“Este é o primeiro Songkran depois que a UNESCO o declarou patrimônio cultural. É uma grande oportunidade de mostrar o festival ao mundo. Criar novas canções Songkran em diferentes idiomas ajudará os amigos estrangeiros a entender melhor o festival”, disse Ma Huizhen, uma cantora sino-tailandesa que cantou a versão chinesa da música.

Sudawan Wangsuphakijkosol, ministro do Turismo e Esportes, disse que, como Songkran ganhou o reconhecimento da UNESCO, é a melhor oportunidade para usar atividades temáticas de Songkran para atrair turistas globais e estimular a economia.

O órgão de turismo previu que Songkran atrairá mais de 500 mil turistas estrangeiros este ano e gerará mais de 24 bilhões de baht (655 milhões de dólares americanos) em receitas.

De acordo com o órgão de turismo, de 1º de janeiro a 9 de abril deste ano, a Tailândia recebeu mais de 10 milhões de turistas estrangeiros, com os turistas chineses liderando o fluxo, ultrapassando 1,92 milhão.

Agência Xinhua

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Voltar ao topo