Xinhua – Diario de Pernambuco

A maior agência de notícias da China e um dos principais canais para conhecer o país

Comediantes chineses populares de Xiangsheng trazem risadas e carisma cultural para Londres

Londres – Gargalhadas e aplausos estrondosos quase explodiram o teto de um auditório no Centro de Exposições ExCeL de Londres na noite de sábado, quando uma piada de Guo Degang, um popular comediante chinês tradicional de conversa cruzada, divertiu uma plateia de milhares de pessoas.

Junto com Guo e seu parceiro Yu Qian, alguns comediantes do De Yun She Performance Group apresentaram Xiangsheng, ou conversa cruzada, com piadas sobre anedotas da vida e episódios tradicionais de Xiangsheng.

“O riso é contagioso e é isso que torna a forma de arte de Xiangsheng poderosa”, disse Guo, um personagem importante tanto no grupo de performance quanto no setor.

Guo e seu grupo iniciaram sua primeira turnê no exterior na Austrália em 2011. Desde então, eles se apresentaram em lugares como Estados Unidos, Canadá, Alemanha, Nova Zelândia, Japão e Cingapura. Essa foi a segunda vez que o grupo se apresentou em Londres.

“O resultado de nossos anos de turnês internacionais me fez perceber a vitalidade duradoura da arte tradicional”, disse ele, acrescentando que essas apresentações podem ajudar os chineses no exterior a superar a saudade de casa por meio de “vozes em sua língua materna” e apresentar a cultura tradicional chinesa a um público mais amplo.

“Desde que comecei a aprender chinês, tenho me interessado por Xiangsheng”, disse à Xinhua Christian Elliott, um membro da plateia que está aprendendo chinês há mais de cinco anos. Ele queria ver o quanto do show conseguiria entender, já que há uma diferença “entre saber chinês de conversação e saber chinês ‘completo’”.

Elliott acrescentou que essa experiência pode ajudá-lo a aprender mais sobre a cultura chinesa, a história e a maneira de pensar de pessoas de origens diferentes.

O show de sábado também foi a primeira aparição pública em Londres de alguns artistas da geração mais jovem, entre eles Meng Hetang, que se juntou ao grupo em 2008.

Meng disse que os jovens herdeiros de formas de arte consagradas pelo tempo, como ele, precisam não apenas aderir e promover a tradição, mas também inovar para acompanhar o ritmo dos tempos modernos. Ele apresentou seu episódio recém-criado durante o show.

Nos últimos anos, a conversa cruzada está se tornando cada vez mais popular na China, especialmente entre os jovens. Atualmente, Guo tem mais de 15 milhões de seguidores na plataforma chinesa de compartilhamento de vídeos Douyin, enquanto outros colegas artistas têm vários milhões de seguidores cada.

Como Londres é a primeira parada de sua turnê pela Europa este ano, o grupo deve se apresentar em cidades como Glasgow, Paris, Milão e Madri no próximo mês. 

Agência Xinhua

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Voltar ao topo