Xinhua – Diario de Pernambuco

A maior agência de notícias da China e um dos principais canais para conhecer o país

China relata inexistência de novas doenças infecciosas causadas por novos vírus ou bactérias

Beijing – A Comissão Nacional de Saúde da China anunciou neste sábado que nenhuma nova doença infecciosa causada por novos vírus ou bactérias foi identificada neste inverno e que as doenças respiratórias agudas atualmente relatadas no país foram todas causadas por patógenos conhecidos.

   Citando resultados de monitoramento, o porta-voz da comissão, Mi Feng, fez as declarações em Beijing durante uma entrevista coletiva que também contou com a presença de outros funcionários de saúde.

   As autoridades de saúde chinesas estão monitorando e avaliando ativamente as doenças respiratórias de inverno, com esforços para otimizar a distribuição de recursos médicos, melhorar os processos de tratamento médico e melhorar o papel da medicina tradicional chinesa (MTC) no tratamento, disse Mi.

   AUMENTO DA OFERTA DE SERVIÇOS

   A China está expandindo sua oferta de serviços médicos para atender às necessidades da população, particularmente serviços ambulatoriais pediátricos em todos os níveis de instituições médicas, incluindo hospitais de MTC e instituições de saúde materno-infantil, disse o funcionário.

   Essa expansão envolverá o prolongamento do horário de atendimento ambulatorial para horários de almoço, noite e fim de semana, com base no número de pacientes, além do aumento da capacidade de leitos hospitalares e simplificação dos processos de registro, exames e pagamento para melhorar o acesso da população aos cuidados médicos.

   Mi também enfatizou a garantia de suprimentos médicos.

   A utilização da MTC e a integração das abordagens chinesa e ocidental à medicina estão sendo defendidas para melhorar a prevenção e o tratamento de doenças respiratórias comuns de inverno, disse ele.

   Também estão sendo tomadas medidas para garantir o fornecimento de vacinas contra a gripe e outras vacinas, com foco na vacinação precoce para grupos-chave, como idosos e crianças, para reduzir o risco de doença, de acordo com o porta-voz.

   MEDICAMENTOS ATUAIS EFICAZES

   Os vírus da influenza são propensos à mutação, o que representa um desafio para a prevenção e o controle da gripe.

   Na conferência de imprensa, Wang Dayan, chefe do Centro Nacional de Influenza da China, subordinado ao Centro Chinês de Controle e Prevenção de Doenças, falou sobre a questão da mutação do vírus, mencionando que a situação está sendo monitorada de perto.

   “Os resultados mostraram que os medicamentos antivirais em uso são eficazes contra os vírus da gripe”, disse Wang, observando que o Centro Nacional de Influenza da China, em colaboração com vários laboratórios em todo o mundo, tem monitorado a sensibilidade dos vírus da gripe aos medicamentos antivirais.

   Sobre a compatibilidade de vírus e vacinas prevalecentes, Wang disse que os subtipos dominantes do vírus de influenza da China neste inverno são influenza A (H3N2) e influenza B, que são inalterados em relação ao ano passado, e também são consistentes com as cepas dominantes que circulam na maioria das regiões do mundo.

   Ela enfatizou a importância de se vacinar, principalmente para os grupos de risco, como idosos, crianças e aqueles que trabalham em locais públicos. “A vacinação pode efetivamente reduzir o risco de infecção, doença e complicações graves.”

Agência Xinhua

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Voltar ao topo